Pingente Posição de Yoga Ásana (Hatha Yoga) - Meditação - Sentado - Prata 925 - Aroma & Magia
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Pingente Posição de Yoga Ásana (Hatha Yoga) - Meditação - Sentado - Prata 925

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Ásana é uma palavra sânscrita (em devanagari आसन) que significa "sentar".

São diversos os tipos de ásanas entre os principais estão o padmasana, o bhadrasana, o vajrasana, o virasana e o svastikasana.

No Yoga sutras de Patanjali se menciona a execução de asanas com o terceiro passo do Raja yoga (Hatha Yoga).

Dentro da tradição indiana a sua origem é atribuída a Shiva, que as ensinou a sua esposa Parvati.

Pode ser dizer que não se “faz” um ásana, que ele acontece!

Quando o praticante está na imobilidade, que é a fase essencial, deve-se abandonar a idéia de fazer qualquer coisa.

É só se colocar fisica e mentalmente na disposição (ou seja, ficar natural), para que o asana aconteça.

Os grupos musculares atingidos pelo asana têm que estar tão passivos quanto possível.

Fazendo uma comparação com os verdadeiros yogis, não só da antiguidade, mas de nossos tempos, podemos nos chamar de “principiantes”. 

Os Ásanas são exercícios que trabalham músculos e articulações, alongam e fortalecem os músculos, ativam glândulas e órgãos, fazendo com que tudo em nosso corpo funcione numa incrível sincronia. Mas, para o Yoga, o mais importante é que os ásanas desobstruem os canais de energia, nadis, permitindo que o fluxo de prana (energia vital) seja restaurado e intensificado. Abaixo, você encontra algumas posições simples, que você pode fazer em casa. Antes de iniciar, preste atenção a alguns detalhes importantes:

  • Caso você tenha algum problema de saúde, consulte seu médico antes de tentar os exercícios.
  • Como você está fazendo os ásanas sem a supervisão de um professor de Yoga, execute-os com bastante suavidade e consciência. Caso sinta algum desconforto, encerre sua prática e procure um profissional qualificado.
  • Gestantes e mulheres em período menstrual não devem fazer a prática.
  • Mantenha a respiração sob controle. Durante os exercícios, ela deve ser profunda e ritmada. Os movimentos para cima são acompanhados por inspiração e os movimentos para baixo, por expiração.
  • Use roupas confortáveis, que não prendam os movimentos, como: short e camiseta ou um agasalho de moleton nos dias mais frios.
  • Dê um espaço de, pelo menos, duas horas entre uma refeição e a prática de Yoga.
  • Pratique sobre um tapete que não escorregue. É importante que o piso seja um pouco macio, mas bastante firme. O ideal é usar um tapete de borracha próprio para o Yoga.
  • Os ásanas são executados apenas uma vez para cada lado e permanecemos nele, contando cinco respirações em cada um.
  • Você conseguirá melhores efeitos nos ásanas, se fizer primeiro os exercícios respiratórios, que ensinamos na seção respirações. Após a prática, fique deitado alguns instantes e relaxe cada músculo, permitindo que seu corpo possa assimilar os benefícios dos ásanas.

No Hatha yoga o ásana é uma posição usada na prática de yoga. Nos diversos tratados do Hatha yoga, o ásana esta relacionado aos chakras e nadis, canalizando a energia em direção a pontos especificos do corpo.

Existe uma nomeclatura em Sânscrito para cada tipo de Ásana. É impossivel definir todos os tipos de ásanas, mas existem bibliografias que os dividem em 108 familias. Há muitas divergências, ocorrendo que os mesmo ásanas tenham nomes diferentes de acordo com a sua origem ou escola.

Alguns termos em Sânscrito são repetidamente usados nos nomes de ásanas. Os nomes de cada ásana podem ser divididos em prefixo, radical e sufixo, alguns exemplos:

  • Adho अधो significa "movimento para baixo" (descendente)
  • Ardha अर्ध significa "metade"
  • Eka एक significa "um" ou "único"
  • Parivrtta परिवृत्त significa "girar" ou "torcer"
  • Supta सुप्त significa "deitados"
  • Urdhva ऊर्ध्व significa "movimento para cima" (ascendente)
  • Upavistha उपविष्ट significa "sentado"
  • Utthita उत्थित significa "esticar" ou "alongar"

Embora, como visto, a idéia original de ásana se refira a uma contemplação (meditação) em posição sentada, para atingir o estado de meditação e permanecer por longos periodos, hoje em dia surgiu a interpretação dada como posição psicofísica do yoga.

Patanjali, no Yoga Sutras descreve ásana como sentar em posição firme e confortável para a contemplação (ou meditação), onde a contemplação é o sadhana(o caminho) para se compreender o si.

A prática de ásana desenvolve uma musculatura flexível, e ossos e tendões resistentes, bem como o massageamento de órgãos, e o equilíbrio das funções de diversas glândulas internas. A tradição indiana também enumera como beneficio a melhoria do fluxo de prana (uma espécie de energia vital; qi em Chinês; ki em Japonês para permitir o equilíbrio dos koshas, e fluxo de energia pelas nadis (Sistema circulatório energético).

O aspecto físico do ásana foi muito popularizado no ocidente, tornando-o estigmatizado, por diversas celebridades Madonna, Danielle Winits e Sting. Destituído da sua base filosófica ,o Yoga, o ásana se tornou parte das práticas de Hatha Yoga, em diversas academias.

No Yoga Sutras, Patanjali descreve ásana como o terceiro dos 8 ramos do (Hatha Yoga) Raja Yoga Clássico . Ou outros oito ramos são yamas (regras de conduta para lidar com o mundo exterior) e niyama (regras de conduta para lidar com seu íntimo), ásana (posição), pranayama (respiratório), pratyahara, (estado distração ou sensação de recolhimento), dharana (concentração), dhyana (meditação), e samadhi, (a percepção do si).

O Asana deve ser firme e confortável. Ele não deve ser a causa de nenhum tipo de desconforto. Qualquer retesamento ou tensão observada no corpo deve ser conscientemente relaxada. Esta posição deve ser tão confortável que você possa ficar na mesma por um longo período. O Asana deve ser um esforço de corpo e mente. A sensação de se estar absolutamente relaxado é sinal de um asana perfeito. A respiração deve ser normal e ritmada, iniciada nas narinas, e terminada no abdômen e não se deve movimentar o tórax.

De acordo com os praticantes de Hatha Yoga, quando você consegue gerenciar o controle corporal, você se libera da chamada 'dualidade dos opostos', como o calor e o frio, a fome e a gula, alegria e a tristeza, assim por diante.

O período que um praticante se mantém estável no ásana é denominado tempo de permanência, que é medido pela quantidade de respirações (inspiração, retenção e expiração) realizadas durante a realização do asana.

No Brasil, além da compensação e coreografia e necessário ter a atenção na passagem coreográfica entre os asanas. E algumas escolas usam regras gerais de execução.

Enfim, seja qual for sua ligação com o ásana, tentamos aqui apresentar algumas ideias e informações para que esse pingente esteja brevemente em seu pescoço.

Material: Prata 925 .
Dimensões aproximadas: 1 cm de comprimento (chegando a 1,5 cm com o passante) x 0,2 cm de profundidade.

 

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